26.12.12

Leitura # 2 : A Rã que Não Sabia que Tinha Sido Cozida e outras Lições de Vida de Olivier Clerc


Autor:  Olivier Clerc
Edição: 2006
Páginas: 164
ISBN: 9789721057340
Editora: Europa-América


Sete fábulas. Sete lições de vida. O caminho da felicidade.
Uma rã que está a ser cozida sem se aperceber, um bambu que nasce tardiamente, uma lagarta que teima em romper o casulo, uma víbora que se aquece. As sete histórias apresentadas servem de ponto de partida para tirar sete lições de vida fundamentais.
Este livro convida-nos a uma viagem alegórica através das fábulas universais, animais e vegetais, que nos falam de evolução, de consciência e de resistência.
Um livro semelhante a um fruto cujas sementes, condensadas de vida e de sabedoria, ajudarão cada um a implantar o seu próprio jardim...
Olivier Clerc é também o autor de Médecine, religion et peur (edições Trois Fontaines, 1999) e de Le Tigre et l¿Araignée: les deux visages de la violence (Jouvence, 2004).
Na linha de «Quem Mexeu no Meu Queijo» e «Fernão Capelo Gaivota»


A minha opinião :

É um livro que dá muito que pensar, não é uma leitura nada fácil , por vezes exige voltar atrás para reler novamente o parágrafo e entender melhor o que foi escrito.

Trata-se de um livro que inclui 7 alegorias, 7 lições de vida, algumas delas facilmente identificadas na época difícil que estamos a passar, outras mais elaboradas. Oliver Clerc, dá-nos neste livro exemplos práticos no dia-a-dia, em que podemos perceber o sentido de todas as alegorias expostas neste livro.

Gostei especialmente de uma frase escrita neste livro que nos diz : "Fazer do tempo o nosso aliado consciente em vez do nosso inimigo inconsciente." Porque hoje existe muita falta de paciência para tudo, as pessoas não querem esperar por nada, não tem paciência, mas o tempo só ajuda, quanto mais tempo esperarmos que algo se construa, mais sólida essa construção fica. Espero com esta pequena frase, transmitir-vos um pouco a ideia daquilo que o livro retrata.

É uma boa leitura, mas se não tens tempo , não vale a pena ;)


Sem comentários:

Enviar um comentário