10.1.13

Leitura # 3 : Tudo o que ele sempre quiz de Anita Shreve


Autor:  Anita Shreve
Edição: 2005
Páginas: 272
ISBN: 9789724144276
Editora: Edições Asa


Um amor absoluto destruído pelo ciúme. Um romance intenso e violento sobre o poder e os efeitos do desejo, da mentira e da traição.
Um casamento junta sempre duas histórias, dois passados. Esta constatação é talvez tardia para o marido de Etna: um homem cuja obsessão com a sua jovem mulher tem início no momento em que se conhecem – e em que ele a ajuda a escapar a um incêndio - e culmina numa união ensombrada por segredos, traição e pelo fogo avassalador de uma paixão não correspondida.
Ao académico Nicholas Van Tassel bastou ver Etna Bliss uma única vez para saber que chegara o momento de abandonar a sua condição de solteirão inveterado. Mas a frieza física e emocional com que é brindado é um prenúncio de tragédia: Etna deseja liberdade e independência, Nicholas quer a jovem exclusivamente para si… E quando descobre que, ainda que tivesse conseguido casar com ela, não teria chegado sequer a conquistá-la, vai ser o lado mais sombrio da sua personalidade a decidir o que fazer a seguir.
Escrito com a inteligência e a graça que são já habituais na autora, Tudo o que Ele Sempre Quis é uma arrepiante história sobre desejo, ciúme, perda e os perigos que o fogo – o figurativo e o literal – sempre arrasta consigo.


A minha opinião :

Um romance que não me fascinou em nada, estou ainda na descoberta de autores e estilos de escrita que que me fascinem e me façam ficar horas seguidas a ler o livro, e este não foi um deles, mas talvez não desista já de Anita Shreve.

O livro esta escrito em forma de diário e muitos anos depois da historia principal, a época em que se passa a historia principal também não me seduziu, gosto de cenários  mais recentes e modernos, talvez por um pouco de preguiça minha de estar a pesquisar objectos, temas, passagens da historia que desconheço. Mas também não gosto de estar a ler um livro e não conseguir perceber o que ali foi dito , só porque representa algo que não retrata a minha época.

Agora falando um pouco da historia em si, de um casal que nem de perto nem de longe é um casal feliz, mas ele, como o próprio titulo do livro indica, Sempre quis ser feliz ao lado de uma mulher que amou desde o primeiro dia em que a viu. Mas ela nunca o conseguiu amar, apesar de casados e com filhos, ela nunca amou o homem a quem decidiu dedicar a sua vida. E logo desde do inicio deste livro que se percebe, pelo que é narrado no dito diário escrito por ele, que não é uma historia com final nada feliz.

Embora a parte de não ser uma historia feliz, no fundo até nos ensina um pouco acerca do amor, e da obsessão por alguém que se ama. E liberdade e o poder de decisão que se deve dar a essa pessoa, sem pressões, mentiras ou esquemas para a prender a todo o custo a uma vida que não é dela, nem nunca foi.



Sem comentários:

Enviar um comentário