31.5.13

Leitura # 17 : Shiver, Linger e Forever de Maggie Stiefvater






Volume I - Um Amor Impossível

Autor: Maggie Stiefvater
Edição: 2011
Paginas: 440
ISBN: 9789722344517
Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras
Faixa Etária: a partir dos 12 anos

Eleito um dos melhores livros do ano pela revista Publishers Weekly

Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração.

Traduzido em mais de 30 países e já um bestseller internacional, Shiver- Um Amor Impossível foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009 por algumas publicações literárias como a revista Publishers Weekly. Maggie Stiefvater é uma jovem autora de 27 anos que nos relata a história de um amor impossível entre uma rapariga de 16 anos e um rapaz misterioso que se transforma em lobo quando o Inverno chega. E é desta luta por tentar permanecer humano que nascerá uma bela - e impossível - história de amor.






Volume II - Um Amor Adiado

Autor: Maggie Stiefvater
Edição: 2012
Paginas: 408
ISBN: 9789722348447
Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras
Faixa Etária: a partir dos 12 anos

Em Shiver, Grace e Sam descobrem-se um ao outro. Agora, em Linger, terão de lutar para ficarem juntos. Para Grace, isto significa desafiar os seus pais e guardar só para si o segredo sobre o perigo que corre. Para Sam, isto significa lutar contra o seu passado como lobisomem... e descobrir uma forma de sobreviver no futuro.







Volume III - Um Amor Eterno

Autor: Maggie Stiefvater
Edição: 2013
Paginas: 424
ISBN: 9789722350099
Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras
Faixa Etária: a partir dos 12 anos

Depois de Shiver e Linger, dois romances que emocionaram leitores de todas idades em países de todo o mundo, Forever abre quando Grace acaba de sair da sua mutação em loba... acossada desde logo, ao aperceber-se de que a comunidade humana planeia o extermínio da alcateia a que agora pertence. Sam faria tudo por ela, mas conseguirá ele encontrar a cura para recuperar Grace e ficar com ela para sempre?


A minha opinião:

Foi um pouco apreensiva e cheia de curiosidade que dei inicio á leitura desta trilogia para uma faixa etária que não é a habitual para as minha leituras. E encontrei nestes livros uma história de amor entre jovens, bem mais adulta que certos livros para adultos.

Em Shiver conhecemos o mundo de Sam e Grace e aquilo que os uniu desde criança : os lobos. Sam é um jovem que foi mordido em criança, e transformado em lobo de Inverno e humano de Verão , Grace também foi mordida em criança, mas circunstancias da vida nunca a permitiram transformar-se em lobo, embora ela saiba quem a salvou da morte certa e viva um amor à distancia pelo seu salvador. Quando finalmente se conhecem, vivem um dos amores mais bonitos que já li em livros. E embora ao inicio tenha pensado que todo o enredo se ia desenrolar de uma forma quase Twilight , em que ela iria querer ser loba para ficar com ele, a autora conseguiu dar a volta a questão e colocar as personagens em busca da salvação para ele e não da transformação para ela.

Em Linger, vemos entrar nesta história duas novas personagens, Isabel e Cole, com personalidades muito fortes que tão depressa se repelem como se atraem. Com a entrada de Cole nesta história é dado mais ênfase à pesquisa sobre o verdadeiro factor da existência dos lobos/humanos na sociedade. É Cole com as suas pesquisas cientificas através de tentativa e erro que luta a todo o custo para arranjar uma justificação para o facto da transformação em lobo e a da cura de Sam, vendo-se numa corrida contra o tempo  e o lobo interior de Grace que não a transforma, mas acaba por a matar.

Em Forever, encontramos uma sociedade assustada pela presença dos lobos na floresta, após algumas mortes e desaparecimentos misteriosos. Grace vive agora o sofrimento de Sam no inicio da trilogia, uma luta constante contra as transformações.E Sam continua curado a sofrer com ausência dela. Nesta ultimo livro Sam, Grace, Cole e Isabel vão viver mais uma luta contra o tempo para salvar a alcateia mas desta vez da sociedade humana.

Do primeiro para o segundo livro foi uma surpresa cada vez mais positiva e emocionante , adorei os dois primeiros volume e a forma como esta autora nos prende aos lobos de Mercy Falls, mas depois de ler o ultimo volume da trilogia fiquei com um sentimento de frustração e desgosto, imaginava um final completamente diferente para estas 4 personagens principais, é como se ela tivesse deixado tudo em aberto para fazer um 4º livro ou para cada leitor fazer o fim a sua maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário